AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MIRANDA DO DOURO

PLANO DE AÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DIGITAL DA ESCOLA

logo paddeled aemd

PADDE DO AGRUPAMENTO       SELFIE 2024          LABORATÓRIO DIGITAL-LED   RED - Recursos Digitais        Devolução Kits digitais


Novos Laboratórios TIC em Sendim e Miranda com a colaboração da REN e do Município de Miranda do Douro. Novo Laboratório LED na EBS Miranda do Douro

lab Miranda  lab Sendim  LED


   Caixa Sugestões                       Mentores Digitais                

Se tens dúvidas, participa no nosso chat dos Mentores Digitais!

PARTICIPA! DÁ TUA OPINIÃO!


 

 

 

 

 

ENQUADRAMENTO 

TOPO

 

 

 

O Programa de digitalização para as Escolas, no âmbito do Plano de Ação para a Transição Digital, de 21 de abril de 2020 (Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020) prevê o desenvolvimento de um programa para a transformação digital das escolas.

Este programa contempla uma forte aposta no desenvolvimento das competências digitais dos docentes necessárias ao ensino e aprendizagem neste novo contexto digital: Plano de Capacitação Digital de Docentes.

 

 

 

 

 


 

 

 

 

O QUE É UM PADDE?

TOPO

 

 

Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE) tem por base o quadro conceptual dos documentos orientadores desenvolvidos pela Comissão Europeia, designadamente o DigCompEdu e o DigCompOrg. Deste modo, as áreas de intervenção do PADDE incidirão nos diferentes domínios da organização escolar no âmbito das tecnologias digitais: Envolvimento Profissional, Ensino e Aprendizagem, Avaliação das Aprendizagens, Desenvolvimento Profissional Contínuo e Liderança.
 

A elaboração deste Plano deve ter em conta diversas etapas, desde:
   - recolha de evidências: a partir da informação recolhida por processos de diagnóstico;
   - análise dos dados: interpretação e reflexão sobre os resultados alcançados;
   - elaboração: definição do Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital;
   - implementação: período temporal em que o plano é desenvolvido na prática;
   - monitorização das ações e avaliação: aferição e adequação dos níveis de implementação e consecução dos objetivos  definidos no plano.

 


 

 

 

 

 

DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA

TOPO

 

 

 


 

 

 

CAPACITAÇÃO DIGITAL DE DOCENTES

TOPO

 

 

Plano de Capacitação Digital de Docentes (PCDD) pretende garantir o desenvolvimento das competências digitais necessárias ao ensino e aprendizagem neste novo contexto digital. Para isso, a Direção-Geral da Educação (DGE) articula com os Centros de Formação de Associações de Escolas (CFAE) o desenvolvimento desta iniciativa através de um conjunto de atividades, das quais se destacam as oficinas de formação em 3 níveis de proficiência digital. A capacitação dos docentes tem um papel determinante no alicerçar da integração transversal do Digital nas suas práticas profissionais e pedagógicas, na vida da escola, nas suas rotinas e procedimentos diários, na vida dos alunos, nas suas práticas de aprendizagem e exercício de cidadania.