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Escola Básica de Sendim
PROJETO: REP- RECICLAR, EMBELEZAR, PROTEGER
TURMA 5ºAS - 2018-2019

 

pesagemcartazrepEnquadramento:
 

O projeto surgiu da iniciativa dos alunos de 5º ano e tem como principal objetivo a redução do desperdício alimentar no refeitório escolar, e transformação dos sobrantes e outros resíduos orgânicos produzidos na escola em composto orgânico.

Os alunos fazem pesagens aos desperdícios alimentares do refeitório escolar ao longo do ano. Pesam separadamente os resíduos não-comestíveis da cozinha, a comida sobrante não servida e os restos comestíveis deixados nos pratos dos alunos. Fazem registo e tratamento estatístico dos resultados. Fazem pesquisa e ações de sensibilização dos utilizadores do refeitório.

No recinto escolar é instalado um compostor. Duas vezes por semana os alunos recolhem os desperdícios orgânicos produzidos no refeitório e nos espaços verdes, colocam no compostor, tratam e monitorizam, tendo realizado pesquisa sobre o assunto.

Com o composto é feita a preparação do solo para a horta biológica para sementeira e plantação de espécies autóctones e da época, envolvendo pesquisa, recolha e caracterização dessas espécies.

São reutilizadas embalagens de plástico para vasos de flores, contribuindo para o embelezamento da escola.

Os alunos elaboraram um logotipo do projeto e fazem a sua divulgação.

Este projeto teve a colaboração da «Circular Economy Portugal» e da «Resíduos do Nordeste».


   * Áreas Competências do PA desenvolvidas

O projeto é desenvolvido numa perspetiva interdisciplinar, contribuindo para trabalhar várias áreas de competência do Perfil dos Alunos.

Utilização e aplicação da linguagem de modo adequado ao contexto.
·          Desenvolver a capacidade de seleção, análise, produção e divulgação da experiência.
Resolução de problemas do quotidiano, mobilizando o raciocínio com vista à tomada de decisão.
·          Observação de forma crítica e criativa a realidade que os rodeia.
·          Promoção do relacionamento interpessoal.
·          Desenvolvimento da confiança em si próprios, da motivação, autorregulação, espírito de iniciativa e tomada de decisões.
·          Adotar comportamentos que promovam a construção de um futuro sustentável envolvendo-os em projetos de cidadania ativa.
·          Desenvolvimento do sentido estético.
            Oportunidade de realização de experiências motoras que favorecem aprendizagens globais e integradas.
  


   * Aprendizagens Essenciais mobilizadas / Objetivos

A realização deste projeto contribui para o desenvolvimento de algumas aprendizagens específicas das disciplinas intervenientes que se enunciam:

- Ciências Naturais:

·      Compreender a formação do solo e a importância da sua  preservação.
·   Perceber a diversidade dos seres vivos que vivem no planeta Terra e as interações que estes estabelecem com o meio;
·   Assumir atitudes e valores que defendam a implementação de medidas que visem promover a sustentabilidade do planeta Terra e fomentem a saúde individual e coletiva;
·   Implementar investigações práticas para dar resposta a problemas relacionados com os materiais terrestres, diversidade de seres vivos e suas interações com o meio.

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- Matemática:

·      Recolha, análise e interpretação de informação de natureza estatística e a realização de estudos que envolvam a linguagem e procedimentos estatísticos.

 

- Português:

·      Escrever e apresentar pequenos trabalhos que reflitam as conclusões das ações de sensibilização feitas pelas entidades parceiras do projeto, debates e pesquisas realizados.

·      Redigir artigos sobre o projeto para divulgação no jornal da escola.

·      Usar estratégias diversas de divulgação e concretização à Direção da escola e às entidades parceiras.

·      Organizar, com o apoio de todas as disciplinas, a sessão de apresentação pública do projecto.

 

Cidadania e desenvolvimento/área de projetos:

·      Promover momentos de reflexão e discussão com base no tema do projeto para uma melhor compreensão das várias etapas e resultados do projeto.

·      Pesquisar e debater o conceito “desperdício alimentar”.

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    Levar a cabo uma auditoria ao desperdício da cantina.

·      Pesquisar sobre: o que se pode e o que não se pode colocar no compostor para dar vida útil aos lixos orgânicos da cozinha; o que são os 5 R e qual a sua importância para a saúde individual e ambiental.

·      Plantação da horta e das flores.

 

- T.I.C.

·      Produzir materiais para o projeto e para a sessão de encerramento: tabelas; logótipo digital; registos fotográficos a usar no vídeo final do projeto.

 

 

 

    

- Educação Visual e E.T.:

·      Projetar e construir um logótipo para o projeto.

  Fazer vários estudos e esboços para a construção de cartazes para divulgação de diversas ações de sensibilização feitas pelas entidades parceiras do projeto.

·      Criar diferentes tipos de cartazes: publicitário, preventivo, educativo e informativo.

·      Reciclar (garrafões e garrafas de plástico);

·      Usar técnicas de pintura em plástico (processos de produção e de transformação);

·      Ajudar na decoração de um espaço interior da escola com o material reciclado (plástico);

 

horta


Formas de avaliação

Monitorização do trabalho

Em cada fase, o professor observa o desempenho dos alunos, acompanha os trabalhos desenvolvidos e o cumprimento das orientações fornecidas, intervindo e apoiando quandonecessário. O registo das observações é feito em grelhas de observação.

Nas etapas em que trabalham em grupo é eleito um responsável para coordenar os trabalhos e para ser o porta-voz junto do professor. Em cada grupo são distribuídas tarefas e estabelecidos prazos intermédios. Os professores intervêm nos momentos que acharem oportuno, dando feedback aos alunos sobre o seu desempenho no desenvolvimento do trabalho.

 

 

 

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Avaliação

 

Os critérios de avaliação devem ser previamente analisados e discutidos com os alunos, assim como a definição do que se pretende obter como produto final.

A avaliação final do trabalho (processo e produto final) engloba três componentes:

 

·         Avaliação da prestação individual (autoavaliação)

·         Autoavaliação da prestação do grupo

·         Avaliação feita pelos professores

A avaliação do projeto terá reflexo na classificação final das disciplinas envolvidas.

 

 

 

 

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Impacto

Espera-se que a sensibilização dos alunos envolvidos tenha reflexos em toda a comunidade escolar, conduzindo a uma mudança de comportamento no que diz respeito ao desperdício alimentar e reutilização e reciclagem, contribuindo para um planeta mais sustentável.

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