


 Enquadramento:
Enquadramento:
 
O projeto surgiu da iniciativa dos alunos de 5º ano e tem 
como principal objetivo a 
redução do desperdício alimentar 
no refeitório escolar, e transformação dos sobrantes e 
outros resíduos orgânicos produzidos na escola em 
composto 
orgânico.  
Os alunos fazem pesagens aos desperdícios alimentares do refeitório escolar ao 
longo do ano. Pesam separadamente os resíduos não-comestíveis da cozinha, a 
comida sobrante não servida e os restos comestíveis deixados nos pratos dos 
alunos. Fazem registo e tratamento estatístico dos resultados. Fazem pesquisa e 
ações de sensibilização dos utilizadores do refeitório.
No recinto escolar é instalado um 
compostor. Duas vezes por semana os alunos recolhem os 
desperdícios orgânicos produzidos no refeitório e nos espaços verdes, colocam no
compostor, tratam e monitorizam, tendo realizado 
pesquisa sobre o assunto.
Com o composto é feita a preparação do solo para a horta biológica para 
sementeira e plantação de espécies autóctones e da época, envolvendo pesquisa, 
recolha e caracterização dessas espécies.
São reutilizadas embalagens de plástico para vasos de flores, contribuindo para 
o embelezamento da escola. 
Os alunos elaboraram um 
logotipo do projeto e fazem a sua divulgação.

   *
Áreas Competências do PA desenvolvidas 
O projeto é desenvolvido numa perspetiva interdisciplinar, contribuindo para 
trabalhar várias áreas de competência do Perfil dos Alunos.
								
   * 
Aprendizagens Essenciais mobilizadas / Objetivos
A realização deste projeto contribui para o desenvolvimento de algumas 
aprendizagens específicas das disciplinas intervenientes que se enunciam:
- Ciências Naturais:
 
    
- Matemática:
·     
Escrever e apresentar pequenos trabalhos que reflitam as conclusões das ações de 
sensibilização feitas pelas entidades parceiras do projeto, debates e pesquisas 
realizados.
·     
Redigir artigos sobre o projeto para divulgação no jornal da escola.
·     
Usar estratégias diversas de divulgação e concretização à Direção da escola e às 
entidades parceiras. 
· Organizar, com o apoio de todas as disciplinas, a sessão de apresentação pública do projecto.
Cidadania e desenvolvimento/área de 
projetos:
·  
  
Promover momentos de reflexão e discussão com base no tema do projeto para uma 
melhor compreensão das várias etapas e resultados do projeto.
·     
Pesquisar e debater o conceito “desperdício alimentar”.


   
Levar a cabo uma auditoria ao desperdício da cantina.
·     
Pesquisar sobre: o que se pode e o que não se pode colocar no compostor para dar 
vida útil aos lixos orgânicos da cozinha; o que são os 5 R e qual a sua 
importância para a saúde individual e ambiental.
·     
Plantação da horta e das flores.
- T.I.C.
·     
Produzir materiais para o projeto e para a sessão de encerramento: tabelas; 
logótipo digital; registos fotográficos a usar no vídeo final do projeto.
- Educação Visual e E.T.:
· Projetar e construir um logótipo para o projeto.
 
Fazer vários estudos e esboços para a construção de cartazes para divulgação de 
diversas ações de sensibilização feitas pelas entidades parceiras do projeto. 
·     
Criar diferentes tipos de cartazes: publicitário, preventivo, educativo e 
informativo.
·     
Reciclar (garrafões e garrafas de plástico);
·     
Usar técnicas de pintura em plástico (processos 
de produção e de transformação);
 
·     
Ajudar na decoração de um espaço interior da escola com o material reciclado 
(plástico);


Formas de 
avaliação 
Monitorização do trabalho 
Em cada fase, o 
professor observa o desempenho dos alunos, acompanha os trabalhos desenvolvidos 
e o cumprimento das orientações fornecidas, intervindo e apoiando 
quandonecessário. O registo das observações é feito em grelhas de observação.
Nas etapas em que trabalham em grupo é eleito um 
responsável para coordenar os trabalhos e para ser o porta-voz junto do 
professor. Em cada grupo são distribuídas tarefas e estabelecidos prazos 
intermédios. Os professores intervêm nos momentos que acharem oportuno, dando
feedback aos alunos 
sobre o seu desempenho no desenvolvimento do trabalho.  

Avaliação 
Os critérios de 
avaliação devem ser previamente analisados e discutidos com os alunos, assim 
como a definição do que se pretende obter como produto final. 
A avaliação final do 
trabalho (processo e produto final) engloba três componentes: 
·        
Avaliação da prestação individual (autoavaliação) 
·        
Autoavaliação da prestação do grupo 
·        
Avaliação feita pelos professores
A avaliação do projeto 
terá reflexo na classificação final das disciplinas envolvidas.

 
 
Impacto
Espera-se que a sensibilização dos alunos envolvidos tenha 
reflexos em toda a comunidade escolar, conduzindo a uma mudança de comportamento 
no que diz respeito ao desperdício alimentar e reutilização e reciclagem, 
contribuindo para um planeta mais sustentável.

[www.aemd.pt]  [esmd@sapo.pt 
]
